terça-feira, 21 de junho de 2011

Consegui com uma amigo tatuador da Nova Zelândia uma copia de um livro datado de 1922, que fala  sobre a cultura Maori, o Livro chama-se “Conceitos Mentais e Espirituais Maori” esta obra é talvez a obra mais completa e concreta sobre esse povo e serviu como base nos estudos a filósofos e sociólogos da Universidade de Toronto nos EUA, como o trabalho é árduo, pois terei que ir traduzindo com a ajuda de um tradutor digital, já que meu inglês é básico, como o livro esta em imagem (JPG) tenho que ir na unha mesmo, desta forma irei publicando aos poucos assim que eu for traduzindo irei postando, não terei como corrigir os tempos do verbo, então irei postar como o tradutor determinar, mais para frente irei corrigir, mas agora meu tempo é curto pois tenho muito trampo, (verão). Espero que apreciem, creio ser esse o trabalho mais completo mesmo que por tradução, sobre a cultura “MAORI”, cultura essa que dia a pós dia conquista e intriga as mais diferentes camadas da sociedade, sua historia é interessante e cheia de magia e o mais importante, é esse povo os percussores da tatuagem até o nome Tattoo origina-se dos Maoris, façam bom proveito , a única coisa que peço é que se fizerem uso desse post que ao menos concedam os créditos da tradução para o Portal Tatuagem.


 Um rito adivinhatório realizado pelos Maori tohunga ou sacerdotal de peritos tempos antigos, a fim de saber quais as pessoas e clãs será surfista em uma próximo combate. Cada clã é representada por um pequeno monte de terra com um raminho de karamu (Coprosma) colados nele. Na frente de cada montículo é colocada uma pequena vara. Por meio da exposição de um charme a yriest induz os deuses para a previsão eventos. Em seguida, os paus são vistos como deslizar para a covas para atacar o hau ou branch'lets. Ao mesmo cal uma folha é visto a queda de cada um raminho para cada homem do que especial clã que vai cair no próximo combate. A ilustração mostra a iohunga no ato de repetir o charme. (Consulte a página 31.)


Potencial espiritual do homem. Espírito e alma. Definições. O maori resumo e concepções. Animismo e animatism. Termos denotando espiritual e mental conceitos. O wairua e suas funções. A alma um agente protector. Todas as entidades possuem um íntimo espírito. A alma vem do Ser Supremo. O termo toiora. Almas representada por mariposas. O temor ou refinado soul. O luku wairua rito.
A alma afectados por magia. Passagem da alma ao espírito do mundo. Fantasmas. Angaanga. Ata. Aria. O Kapu de um Pou rahui. Ahua. Material imaterial representações de coisas. Imaterial representações da objetos materiais. O miri Aroha rito. Mawe. O Mauri e Mauri ora. Físico-vidas princípio. Material Mauri. De agentes protectores. O hau. Manea. Manawa e Manawa ora. Hebraico termos. Tipua. Animatism. Mental conceitos. Aro, hinengaro, ngakau, e puku. Outras expressões. A ira divina atua ou elemento no homem. Maori mentalidade. Resultados do pensamento introspectivo. A mental conceitos de uma raça bárbara nunca deve possuir um elemento de interesse para o etnógrafo, e no estudo os do povo Maori, deparamo-nos com muitas provas para mostram que eles tinham evoluído uma crença em muitos singular abstrações. Esta não é uma característica incomum em conexão com bárbara povos, como os da Indonésia e da Índia mais longe, e os velhos tempos povos da Ásia. Um grande destaque. característica de essas raças é o facto de frequentemente atribuído um número maior potentiae espiritual do homem do que para fazer mais pessoas civilizadas. Incluindo tanto mental e espiritual potentiae, verificamos que alguns povos da antiguidade acreditavam na existência de qualquer coisa como um dúzia. Entre nós estes são reduzidos a três viz., Espírito, alma e espírito. Assim, o grande número de pessoas do mais elevado cultureplane, quando entraram em contacto com os de um menor grau, não é para cultivar o seu sentimento de forma abstracta, mas para travar isso.
A fim de antecipar qualquer objeção que possa ser feita relativa à natureza da barbárie indeterminado concepções do natureza espiritual do homem, pode ser dito aqui que a nossa própria definição de tal natureza não é de forma muito clara. Este fato foi levado para casa para mim há alguns anos atrás, quando eu coletados a partir de um conjunto de ministros dos mergulhadores seitas suas definições do termos " espírito "E" alma. "Estas explicações por qualquer meio acordado, embora provenientes de pessoas que devem ser especialistas nesses assuntos. Annandale diz-nos que a alma é oespiritual e imortal parte do homem, o espírito que imaterial habita o corpo, a parte emocional e moral do homem da natureza, a sede dos sentimentos ou sensações, a animação ou essencial lado, o princípio vital. Agora, a fim de cobrir esta série de Maori uma definição que é a wairua, o ngakau ou puku, o hinengaro, eo Mauri. Quanto ao espírito, a mesma Inglês Autoridade afirma que é o inteligente, imaterial e, imortal parte do homem, a alma, como distinguir-se do corpo; um fantasma, um fantasma, & c. Relata "alma " aparece como sinônimo para "espírito ".
The New Oxford Dictionary, a última palavra na definição, diz nos que o espírito é o princípio vital animating ou no homem (e animais), o fôlego da vida, a alma de uma pessoa que deixa a corpo a morte, a alma desencarnada de uma pessoa falecida, & c. O Maori iria empregar os termos Mauri, Manawa época, e wairua a identificar essas qualidades. O dicionário define acima a alma como o princípio da vida do homem e dos animais, o princípio de pensamento e acção do homem, a parte espiritual do homem, o banco das emoções, poder intelectual, poder espiritual, o fundamental, sensíveis, ou princípio racional em plantas, animais ou seres humanos; a parte espiritual do homem considerado no seu aspecto moral, o parte espiritual do homem como sobreviver após a morte, o desencarnada espírito de uma pessoa falecida, & c. Para descrever estas definições nossa Maori iria usar as expressões Mauri, Mahara, wairua, ou puku ngakau, mana, hau, hinengaro, e kehua verdadeiramente uma excelente matriz.
Será também notar que, na medida em que dizem respeito ao imortal elemento no homem, os dois termos são praticamente sinónimos. Este significa que, em qualquer domínio científico, quer tratado temos de utilizar esses expressões indiscriminadamente, ou atribuir a cada um significado definido. Este curso tem sido perseguido pelo escritor do Manual de Folk-lore, tal como adoptadas pelo Royal Anthropological Society. Neste trabalho são as definições louvável breve, e como são seguinte: "Alma. A separáveis personalidade do homem vivo, ou "Outro ser. Espírito. Uma alma-como sendo o que nunca foi associada ", Com um corpo humano ou animal. Fantasma. Isto denota a alma após a morte do seu base física ". Estas definições são agradàvelmente breve, mas que de " espírito " apela para uma revolução mental, de forma alguma, fácil de trazer. Seria certamente exigir prolongada formação para desassociar o termo " espírito "de homem, e limitar a sua utilização para o que denominamos de objetos inanimados. A palavra " espírito
O presente escritor afirma que o estudo da língua maori fenômenos psicológicos, os atributos espiritual do homem, brutes, e objetos inanimados, como acreditavam em pelo nativos, é uma das maisinteresse, e que lança uma grande luz sobre Maori mentalidade. Em seu esforço para compreender a origem da vida, a causa da crescimento, a mudança da morte, a aparição de quem tinhapassaram a partir desta vida, o maori inatacável um caminho tão antiga quanto o homem corrida propriamente dita. Sua mística natureza levou-o a ceder em introspectivo pensamento, de evoluir abstrações, para conceber qualidades e potentise espiritual e intelectual. No âmbito destas iniciativas que seguiu o caminho que todos os homens de todos os tempos e de todas as regiões têm prosseguido. Suas conclusões assemelham aos de outros povos bárbaros de longe e separarão terras, para os canais de pensamento humano são curiosamente semelhante a grande mundo. As conclusões que ele chegou a partir de que ele foi considerado uma prova clara de que o homem possui uma qualidade espiritual que deixa o corpo durante sonhos, e fecha-lo para sempre a morte da base física (isto é o wairua]; que a morte é marcado pela morte, a extinção, de uma atividade invisível chamado o ora Manawa (sopro de vida); que o homem também possui uma vida física, o denominado princípio Mauri um deserto que não pode o corpo vivo, mas fá-lo em morte, que ele ainda possui uma outra vida, o chamado princípio hau, que pode ser afectada por as artes da magia negra, que o homem possui várias fontes de atividade mental e intelectual, e que a aparência do homem, ou de qualquer entidade, poderão ser tomadas e empregada como um meio em cerimónias que se acredita que afectam a originais. Nosso Maori filósofo atribuídos a objetos inanimados alguns destes potentiae, e muito com resultados notáveis, como visto no seu sistema alargado de personificação, e sua mythopoetic co-comunhão com a natureza. Na passagem do exposto, temos influenciado sobre os domínios do animismo e animatism. Como definido no Manual JO Folclore estes são explicadas como segue: “Animismo. A crença em seres espirituais, incluindo a alma, "Fantasma, e do espírito. Animatism. A atribuição de vida e de personalidade para coisas, mas não uma separadas ou apparitional alma. "
Ao abrigo desta última rubrica iremos encontrar alguns altamente notável quaint crenças e conceitos, tais como ter um efeito importante sobre a mitologia, e até mesmo sobre a religião,bárbara de folk. Ao lidar com o espiritual e mental dos conceitos maori será necessário descrever os significados da seguinte lista de palavras, tais termos representando vários espiritual e mental agentes ou atividades, órgãos físicos, concepções e resumo:
Ahua Hamano Mahara Poho
Angaanga Hau Manawa Puku
Aria Hinengaro Manea Tipua
Aro Kehua Mauri Toiora
Ata Kikokiko Mawe Wairua
Ate Kohiwi Ngakau Whakaaro.
Awe

Aqui temos de enfrentar um pouco formidável lista de resumo termos ou veículos, mesmo para aquelas palavras que denotam material órgãos também são empregados para indicar resumo qualidades. Irá não é conveniente tomar esses termos na sua ordem alfabética, e não podemos dividi-los em grupos affinitative. Assim, como um primeira parcela, vamos lidar com a série de palavras utilizadas para significam os vários potentiae espiritual do homem, embora a maioria desses expressões são igualmente utilizadas em conexão com inanimados objetos.
O WAIRUA. Temos nos foi ata outro polinésio palavra palavra significa "sombra" e "reflexão" e "alma." O wairua da maori é um espírito, a alma consciente precisos antropológico Combinada. Deixa o corpo no momento da morte, mas pode também fazer o mesmo durante a vida de sua base física. Assim que sai do organismo durante sua sonhando-horas para percorrer no estrangeiro, aparentemente com o objectivo de detectar qualquer perigo iminente O corpo. Ele se Apressará volta ao corpo para prevenir que de qualquer dessas aproximante perigo, e esta é a razão pela qual o maori coloca esses grande fé em sonhos. Quando, por muito tempo séculos agone, um Kauhika, uma mulher de idade vivendo no Uruhau DP, sobre uma windlashed hill na Ilha Baía, sonhado que ela viu um incêndio e estranhos homens sobre a Gama de Wharau Kaiwharawhara, escoteiro foram enviados ao mesmo tempo em investigar o assunto. Como este se passou, um assaltante-parte foi detectado avançante por esse caminho.
Sabemos que o termo utilizado para definir a alma humana não é derivado do organismo qualquer órgão nem é situados em qualquer órgão não existe um assento da alma que haja das emoções Curiosamente o wairua parece ser parcialmente material na medida em que pode ser visto pela olhos humanos pelo menos por aqueles de pessoas que estão matakite videntes pessoas possuído de segunda vista A Matatua popular têm um único expressão lira maka para designar uma empresa de waiiua através do espaço considerado pasante Certai como um significado de wairua Williams, mas não inclui essa definição, mesmo emsua quinta edição No entanto, é aplicado às coisas insubstancial sombrios ou alidamente visto Várias formas variante da palavra wairua são encontrados em dialetos e os olinésia de wai wairua pode ser a palavra Paumotu = vai ser a de existir O wairua é denominado por alguns escritores do corpo astral é certamente uma vida espiritual-volátil um princípio essencial do espírito alma antropológico da nomenclatura Quando fala um nativo desta alma sendo destruída, é provavelmente o seu poder para proteger o corpo que não é tão destruído Mas a verdadeira alma do vida física, tendo sido destruída princípio então necessariamente a pessoa morre quando o wairua sobrevive O conceito deste maori alma vigor semelhante a do antigos egípcios conhecido como o ka com a ressalva de que ele não voltar para o corpo após a morte Assim, não era necessário que o Maori deve preservar os corpos dos mortos por qualquer processo demumificação Ao recolher canções nativas, há muitos anos um dos meus nativas amigos esqueceu a celebração de um lado O dia seguinte ele veio para mim e disse Agora vou terminar a nossa música meu wairua encontrar o equilíbrio dela na noite passada A wairua deixa o corpo durante o sono e vagueia no estrangeiro, portanto, vemos lugares distantes e as pessoas nos nossos sonhos Tenho ouvido dizer nativos Fui ao espírito do mundo na noite passada e vi fulano mencionando alguns morto Te Wai-o-Tuhoe Hine uma mulher disse uma vez para mim   O amigo! Eu fui ao espírito terra-a noite passada e vi Kiriwai uma anciã, que tinha morrido recentemente Ela já não parecia velho, mas como jovens que foram há muito tempo Então agora eu acreditoque reconquistar a nossa juventude, no espírito do mundo é devido a quaint estas crenças que tal como o povo Maori estão relutantes em despertar uma pessoa dormindo Muitos um tempo, um nativo que pretendam falar comigo, mas encontrar-me dormir ficou fora da tenda e convidou-me para baixo, de modo a despertar-me gradualmente Você ver o seu ponto de vista foi que a minha wairua no estrangeiro poderá ser tomada uma pequeno passeio e ele tinha para lhe dar um tempo em que regressar ao seu Base física Alguns extremamente quaint concepções relacionadas com o wairuasão notadas por qualquer pessoa que vive atento entre nossos nativos.

Muitas vezes, é um povo do homem que adverte ele wairua de magia feitiços sendo dirigidas contra ele, assim, dar-lhe tempo para tomar preventiva Medidas Quando Te Whaiti alguns acampados em vinte e quatro anos atrás, a minha barraca feita nativas crianças um local de freqüentes atraídos por uma chamada sem dúvida volumosos 100 Ib caso de biscuit na bagunça-tenda Quando uma epidemia de gripe varrida do distrito estes pequenas ilhas foram recolhidas por Maiki-Nui em Taiwhetuki para o número de mais de quarenta Bright-eyed Kara de Tara-pounamu eclodiu o caminho para Rarohenga e para diminuir a ânsia de murimuri Aroha teve o seu pequeno irmão Hine-okaia com ela Então Wairama do Black Dog clã desmaiou sobre a ara whanui seguido por muitos uma das crianças da Mist Depois de o pai da Marewa-i-te-rangi a Estrela Maid I recebeu uma mensagem curta Saudação a você o wairua do seu Vem de uma vez criança Marewa Ela foi capturada nas alça de Hine-Nui-te-po e do mundo da vida é fechada Aqui os quatro anos de idade da criança era falado como minas e fiquei alluded como ela wairua possivelmente porque ela tinha tido muitas refeições em meu acampamento Após a morte da criança, os pais dela sempre cumprimentou me como o wairua ora viva alma ou espírito de Marewa vitais e outros cumprimentou-me com a observação   Tena koe te wairua ora o mokopuna para o Marewa   Saudação a você o espírito de vida Tiro um Marewa seu neto de oito anos, cujo filho pai tinha sido há muito tempo ausente entre o povo disse a Raukawa mim Eu acho que vou atirar mim porque o meu wairua vai para o meu pai quem me tempo para ver novamente Assim ela propôs a visitá-lo na spiiit Quando a Pu Taewa gaoled Te Wai-o-Hine atirar para alguns membros do clã que ao longo ombro dela ela escreveu aos seus amigos dizendo ser de boa animá-lo ainda estão longe off ainda são os nossos wairua sempre com você.

Deniker observou que espíritos são mais ativos que almas embora a alma de um homem morto é, por vezes, também um espírito A Maori wairua é um ativo volátil e qualidade, mas não agressivo suas atividades são os de observação e de alerta o seu físico Estas observações aplicam-se a base da vida de uma pessoa wairua Após a morte da alma uma pessoa pode se tornar agressiva ou seja, ser utilizada como um atua para destruir a vida de uma ainda wairua-nascido criança foi acreditado para ser specialmente maligna, por conseguinte, essas foram muitas vezes placated e empregadas como atua mo te riri ou dirigir guerra deuses Muitos exemplos poderiam ser recolhidos de curiosos usos relativa este termo wairua O falecido Tuta Nihoniho quando abastecer-me com dados etnográficos comentou Minha intenção é muito wairua sobre este trabalho que ele pode ser bem feito  Ka Nui Taku wairua ki runga i tenei tomar kia pai te otinga O maori nos diz que não incerta voz que todas as coisas possuir uma wairua mas não creio que ele teria pedido um separáveis alma para objetos inanimados, mas apenas um espírito vital sem que o objeto não poderia existir um velho nativo uma vez disse-me
Se todas as coisas que não possuem um wairua então eles ia ser morto e, portanto, todos os decadência Ele assegurou-me que, mesmo pedras possuem um wairua caso contrário, não seriam entidades que eles não podiam ser vistos por Estamos também disse que todos os nativos coisas que possuem um Mauri, mas como aplicado a objetos inanimados os dois termos podem, eventualmente, ser aplicado à mesma qualidade Um missionário disse uma vez que Te Matorohanga   Sua religião é falso que ensina todas as coisas que possuem uma alma O homem velho respondeu   Eram uma coisa que não possuíam do wairua do atua então essa coisa não pode possuir forma Assim, temos de aproveitar a nativas crença no fato de que todas as entidades que possuem uma alma ou espírito As coisas que fazem pela vida e bem-estar todos os superlativos  originadas lo com o Ser Supremo Assim, o wairua o Manawa ora toiora o fôlego da vida e da wananga oculta emana de todos os conhecimentos que a fonte A wairua comeu o fígado Manawa respiração e toto sangue por meio de que a primeira mulher Hine-ahu-se um vivified foram obtidas lo a partir Quando estas foram implantados na vida da imagem terra, adquiriu vida era um ser humano A wairua retorna lo para a morte do corpo ou permanece no paraíso desde pela filha de um Hine-ahu-Um ensinamento da Takitumu folk é no sentido de que o wairua é implantada no embrião quando os olhos são formados Isto encontra confirmação em muito antiga forma de ritual chaunt relacionado com nascimento Ka karapinepine te pu toto i ia um Ki roto te whare wahi AWA Ka whakawhetu tama i ia um Ka riro mai Rua um-i-te-pukenga Rua um-i-te-horahora Estes são personificadas Rua formas de conhecimento e sua aquisição ifusão de modo a que a criança era dotada de espírito após ter adquirido sua wairua LO foi visto como o convener kai paihere] de todos os wairua e todas as invocações rituais ligado com a alma do homem foram dirigidas a ele que está a dizer entre alto grau sacerdotal -peritos A expressão é uma época orongonui nome, mas também parece
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário