terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma tatuagem tradicional japonesa (Irezumi)  geralmente  cobre o corpo inteiro ou, pelo menos, uma grande proporção do mesmo.
 Imagem vazia padrão
 
Apesar de existirem vários estilos diferentes, podemos destacar como o mais belo o estilo KAME (tartaruga) essas tatuagens estendem-se do pescoço para baixo, cerca as nádegas, os braços e tórax como se forma-se um casco de tartaruga. Quando um cliente opta por ter apenas um braço e um ombro tatuados, ele esta dentro do estilo katate-bori (desenho único do braço), no entanto, o tatuador irá se referir a ele como um katate-ochi (braço unico) indicando que o só ele terá esse ornamento, é um desenho de naipe único.

Então, iniciam a Irezumi é algo que exige um grande planejamento. Em primeiro lugar, é preciso encontrar um tatuador competente, que entenda do que esta fazendo, tanto sobre o significado da temática, como conhecimento técnico na arte da tatuagem.
 
 Imagem vazia padrão
 
Uma vez que um desenho é escolhido, o esquema será desenhado exclusivamente  para o cliente.
O processo completo de recepção de uma irezumi pode levar até um ano ou até mesmo vários anos quando o cliente vai voltar todos os meses ou quando o tatuador tiver agenda disponível,  e o cliente tenha tempo e dinheiro para tanto, cada sessão leva em media duas horas e irá durar várias horas, é um processo moroso e dispendioso. Normalmente ao longo da tatuagem, irá formar um vínculo entre o tatuador e o cliente, clientes muitas vezes voltam a visitar e trazerem amigos que ficaram encantados com a obra apresentada.
Assim que for concluída a tatuagem, o cliente que possui a tatuagem passa a ser não mais  cliente mas sim uma obra artística minha.
Não há dúvida,  que uma vez concluída, uma irezumi é uma obra de arte, bem como o respeito que se deve ter por esse trablho é diferenciado dos trablhos que excuto no meu dia a dia.
Com o crescimento da tatuagem e o crescimento da multimídia, tais como a Internet cresceu o  interesse em irezumi, e esse estilo que é uma das demonstrações da arte da tatuagem mais conhecidas e belas, e que muito tempo ficou estigmatizada por ser o estilo dos Yakusas (Mafia Japonesa) esta hoje novamente voltando ao cenário, e de maneira crescente,  vejo cada vez mais pessoas buscando esse estilo, procurando se interar a respeito da cultura e significados que esses motivos trazem com sigo, são estilos únicos que tem ligação com a vida das pessoas, ou simplesmente contam alguma historia que encantam pelo simples miríades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário